terça-feira, 28 de agosto de 2012

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O MERCADO PARA COMÉRCIOS VAREJISTAS DO GÊNERO ALIMENTÍCIO

Este artigo foi elaborado com objetivo de analisar as melhores práticas de gestão utilizadas por mercados varejistas do gênero alimentício concorrentes, localizados próximos geograficamente em um determinado bairro da periferia da capital de São Paulo, visando aperfeiçoar e implantar essas práticas de gestão (benchmarking) para obter ganhos no faturamento e na participação de mercado, além da melhoria no posicionamento da marca. Neste estudo alguns fatores relevantes foram identificados como a análise do ambiente externo, a análise do ambiente interno, a identificação dos concorrentes e o perfil dos consumidores. Uma vez que o ramo de atividades do setor varejista também engloba a prestação de serviços, na análise de marketing foram levados em consideração o conceito de marketing dos 7 P’s de Lovelock, e em cada situação foi destacada a melhor estratégia adotada pelos estabelecimentos assim como sugestões de melhoria em cada ação a ser implantada. PALAVRAS-CHAVE: mercado, varejo alimentício, benchmarking Disponível em: http://www.4shared.com/office/e_t-7lxK/ESTUDO_EXPLORATRIO_SOBRE_O_MER.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário